Como cozer o ovo perfeito?

ovoscapa

Muita gente acredita que cozer ovos é uma tarefa fácil e uma coisa básica! A verdade é que qualquer pessoa sabe cozer ovos, mas são poucos os que sabem fazer o ovo cozido perfeito e ao gosto de cada pessoa..

Há quem goste dos ovos cozidos, com a clara sólida por fora mas com a gema liquida por dentro, há quem goste da clara firme e a gema cremosa (mollet) e há também quem goste do ovo inteiro bem cozido, com a gema e a clara bem firmes.

Assim sendo, o tempo de cozedura dos ovos depende do tipo de ovo que se quer comer. Depois há também uma questão que nunca ninguém fala.. O tamanho do ovo importa! Um ovo de tamanho S ou M, não demora o mesmo tempo a cozer que um ovo de tamanho L. Faz sentido certo? A questão é que depois de muito procurar na internet, de facto não encontrei uma tabela que mostrasse o tempo de cozedura do ovo para os diferentes tamanhos tendo em conta os vários tipos de ovos cozidos que se podem fazer. Posto isto, e porque aqui em casa adoramos ovos, testei durante algum tempo os diferentes tipos de cozeduras em ovos do tamanho S, M e L e cheguei aos resultados que vos apresento na tabela abaixo:

buy 1 get 1 free

Agora que já sabem o tempo que será necessário para cozer o ovo perfeito ao vosso gosto vamos então ao passo-a-passo de como cozer o ovo perfeito:

1º – Verifique se os ovos estão frescos: 

Coloque-os num recipiente cobertos com água:

  • Se o ovo afundar – está fresco
  • Se o ovo flutuar – não está fresco

2º-  Coloque os ovos num tacho e encha o tacho com água e 1 colher de sopa de sal

– (O sal ajuda a que os ovos cozam de forma uniforme e ajuda a retirar a casca do ovo mais facilmente)

3º- Coloque o lume no máximo com a panela destapada e assim que a água começar a ferver, coloque o lume no mínimo e tape a panela.

4º- Apartir do momento que tapa a panela comece a contar o tempo de cozedura

( exemplo: No caso de querermos um ovo Mollet tamanho M o tempo de cozedura será de 6 min)

5º- Quando terminar o tempo de cozedura do ovo, passe-os por água fria corrente durante 3 minutos ou coloque-os num recipiente com água gelada durante o mesmo tempo.

6º- Descasque os ovos cuidadosamente.

Quero também aproveitar esta dica para apelar à vossa escolha de ovos biológicos certificados, ou de galinhas criadas ao ar livre ou em solo. 

A imagem abaixo explica como podemos distinguir facilmente os ovos das galinhas que são criadas em gaiolas dos restantes!

pr_ovos

 

O Lidl é o pioneiro na promoção do bem-estar destes animais ao abolir a venda de ovos de galinhas criadas em gaiolas – os meus parabéns por esta iniciativa!

São passos como estes que nos permitem ser seres cada vez mais evoluídos, caminhando com respeito e de forma a encontrar um equilíbrio entre todos os seres vivos.

Espero que esta dica vos seja muito útil daqui para a frente e se gostaram pf partilhem com a “hashtag” #acozinhadaavomaria ❤

Um beijinho e bom fim de semana!

 

( Se gostaram da foto de capa do artigo, não deixem de passar no site http://donnahay.com.au/ com receitas maravilhosas!)

 

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s