Sem mais mentiras, a receita original Italiana..
Olá a todos! 🙂
Hoje deixo-vos a receita da verdadeira massa à carbonara. Tão acarinhada pelos estudantes que (como eu), foram durante anos enganados por uma receita adulterada desta massa.
Querem saber porquê? Porque a receita original da massa à carbonara não leva natas.
E fica muito mais saborosa sem elas, acreditem em mim!
Ingredientes:
- 350 gr de esparguete ou fettuccine
- 200 gramas de bacon partido em cubos
- 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 2 dentes de alho picados
- 4 ovos e 2 gemas
- Queijo parmesão q.b
- Sal e pimenta q.b
- Oregãos q.b
Modo de preparação:
- Coloque numa panela funda, água com sal a aquecer em lume médio. Assim que a água começar a ferver, adicione a massa e deixe cozer o tempo que indicar na embalagem. Varia de massa e de marca para marca, por isso o ideal é sempre seguir as instruções.( Cá em casa usamos a fettuccine da Milaneza que coze entre 5-7 minutos.)
- Enquanto a massa coze, adicione numa frigideira em lume médio o azeite e o alho picado. Deixe aquecer bem o azeite. Em seguida junte o bacon à frigideira e cozinhe a seu gosto, sendo que quanto mais tempo cozinhar mais crocante o bacon fica.
- Escorra a água da massa e adicione a massa à frigideira. Adicione raspas de queijo parmesão a gosto e tempere com sal e pimenta. Desligue o lume. Dica: Não adicione muito sal, porque o bacon já é suficientemente salgado e já dá sabor à massa.
- Numa taça bata os ovos e as gemas e adicione à massa.O calor residual da frigideira é suficiente para tornar os ovos num molho cremoso para a massa. Dica importante: Adicione os ovos já quando a massa não estiver muito quente. Caso contrário os ovos vão cozer e teremos massa com ovos mexidos.
- Na hora de servir pode ainda adicionar orégãos e mais queijo parmesão ralado.
Espero que aí em casa gostem tanto desta receita como nós, porque é realmente uma delícia!!