Uma receita prática e cheia de sabor..
A shakshuka é um prato típico do médio oriente, muitas vezes considerado o prato “nacional” da Argélia embora seja também um considerado um prato de pequeno-almoço muito acarinhado pelos Israelitas.
Aqui em casa é dos pratos favoritos da malta, porque permite partilhar e é uma excelente entrada ou prato principal. Tenho a certeza que quando provarem este prato vão ficar fãs também!
Eu fiz algumas adaptações do prato original pois a shakshuka é feita originalmente numa frigideira de ferro ou outra que possa ir forno para cozinhar os ovos.
Para simplificar as coisas e porque o tempo não é muito, eu faço tudo no fogão e para cozinhar os ovos, tapo a frigideira com uma tampa. Também costumo fazer a receita com ovos de coderniz, que são mais pequenos mas igualmente deliciosos.
A base é molho de tomate e tomate partido em cubos – podem optar por uma lata tomate pelado que já tem também polpa. O prato original leva também pimentos salteados mas nesta receita optei por fazer só com tomate.
Ingredientes:
- 1 lata grande de tomate pelado
- 6 ovos classe M ou 8 de coderniz
- 1 cebola picada
- 1 alho picado
- 1 fio de azeite
- Folhas de manjericão fresco
- Sal q.b
- 1 colher de sobremesa de garam massala – consiste na mistura de várias especiarias como: cominhos, louro, canela, cardomomo, noz moscada, coentros, açafrão, malagueta etc.. já pode ser encontrado à venda em algumas grandes superfícies comerciais ou em lojas de venda a granel.
- Pimenta de caiena q.b
- Croutons, pão ou pão pita para acompanhar
Como preparar:
- Numa frigideira tamanho normal em lume médio, coloque um fio de azeite, a cebola picada e o alho e deixe refogar até a cebola ficar transparente.
- Adicione o tomate em cubos e a polpa da lata.
- Tempere com sal, Pimenta e garam massala.
- Tape a frigideira e deixe cozinhar durante 10 minutos.
- Destape a frigideira e deixe o molho apurar durante 5 minutos.
- Cuidadosamente, adicione os ovos uma a uma por cima do molho.
- Adicione as folhas de manjericão e tape novamente a frigideira.
- Deixe os ovos cozinharem por aproximadamente 4 a 5 minutos para que eles não fiquem cozidos. Dica: se forem ovos de coderniz, 2 a 3 minutos é suficiente pois são mais pequenos e por isso cozinham mais rápido.
- Sirva acompanhado de pão ou croutons. Pode ainda optar por adicionar queijo parmesão ralado por cima.
Espero que tenham ficado com água na boca porque realmente este prato merece estar nas vossas mesas! Beijinhos a todos ❤