A 2ª temporada

a cozinha (1).png

Sobre o amor, sobre o porquê de às vezes ser preciso parar e sobre tudo o que podem esperar da 2º temporada de receitas do blog..

Em 2016, decidi criar um blog de receitas e dicas de cozinha por amor.

Amor à cozinha, amor à arte de cozinhar, amor ao que uma mesa cheia representa na minha, e certamente nas vossas vidas.. no delicioso que é partilharmos uma refeição com os nossos amigos, com a nossa família, com o amor da nossa vida. Partilhar mais que a comida, partilhar o nosso dia, rir, conversar, contar os nossos medos, partilhar as nossas frustrações e  sentirmo-nos amparados pelas pessoas com quem partilhamos aquela mesma mesa.

O blog surgiu também da vontade intensa que tinha de partilhar com o mundo as minhas ideias, as minhas receitas. Sentia que havia muitos mitos à volta da cozinha que precisavam e continuam a precisar de ser desconstruídos. Na cozinha não há verdades absolutas e eu acredito que a cozinha é para todos, que qualquer um pode cozinhar.  Por isso,  criei receitas para todos!

Neste blog encontram receitas que conseguem fazer em 5 minutos ou com 5 ingredientes, receitas vegan, vegetarianas, livres de glúten, livres de lactose, assim como encontram receitas de comida de conforto, comida das nossas avós adaptada aos dias de hoje, receitas para fazerem com os vossos filhos..

O meu objectivo é cumprido no momento em que vos tenho desse lado a fazer as receitas que com tanto carinho crio e partilho com vocês. No entanto, ter um blog de cozinha implica todo um processo criativo, de planeamento e organização gigante.

Depois de 1 ano e meio a produzir conteúdo de maneira exaustiva, onde partilhei centenas de receitas com vocês, senti necessidade de parar. Também porque a minha vida pessoal andou muito atribulada e porque além do blog também tenho família, um trabalho das nove às cinco como todos vocês, facto. Parei sobretudo, porque precisava de me renovar. Precisava de limpar a cabeça, esquecer tudo o que já tinha aprendido e feito e encontrar motivação e criatividade para continuar a produzir BOM conteúdo. Bom conteúdo, sempre foi a minha principal prioridade.

E sim, agora é a parte em talvez vá tocar em alguns pontos sensíveis..

Eu podia ter continuado a criar conteúdo durante estes 3 meses em que por decisão minha estive parada. Poderia ter trabalhado como muitos blogs “que para aí andam“, com a exclusiva preocupação de publicar para ter visitas. Há muito quem não olhe para o trabalho que um artigo ou uma receita deu a alguém e se sinta no direito de “repostar” esses mesmos artigos e receitas, alterando algumas palavras ou simplesmente traduzindo de inglês para a nossa língua. Eu recuso-me a publicar por publicar.. Não tendo conteúdo à vossa altura para publicar, não publico. Muito menos “tiro ideias” (se é que me entendem) de outros lados. É verdade sim, que não há nada, nenhuma legislação que proteja aqueles que como eu disponibilizam conteúdo na Internet. Mas mesmo não sendo “proibido”, estaremos nós a respeitar o trabalho que alguém teve a produzir aquele conteúdo, ao usarmos aquilo que alguém demorou meses a criar para usar em nosso beneficio? Para obter mais visitas? Para “conquistar” parceiros? A mim a resposta parece-me simples: Não! E como me parece simples dizer não a isto, também me pareceu simples dizer não a esta cultura exaustiva de publicar por obrigação.

O blog , A cozinha da avó Maria, sempre foi e sempre será um blog com conteúdo criado organicamente, de mim para vocês. Desculpem-me em todo o caso, se de alguma forma vos criei um sentimento de expectativas “defraudadas”, mas tenham a certeza desta forma, que nunca cozinhei, fotografei, editei ou escrevi para vocês por “frete” ou para me aproveitar do que os vossos cliques eventualmente me possam trazer a mim..

E agora sim.. sobre a 2º Temporada do blog. O que podem esperar?  Receitas deliciosas, surpresas incríveis e as dicas de sempre.

A aventura começa novamente já no dia 1 de Junho, e conto com vocês desse lado e também pelo Instagram e Facebook do blog. É sempre um gosto receber-vos nesta cozinha!

Novas receitas, o amor de sempre ❤